Era uma vez uma gota de chuva que não queria cair. Brava, ela observava as outras gotas caindo em direção à terra, mas ela não queria. Não entendia a necessidade da queda, sabia que cair doía.
A nuvem mãe veio em sua direção para saber o motivo da cara emburrada. Mesmo explicando seu medo, a mãe nuvem não amoleceu. De branca ficou cinza, pegou um raio e mandou na poltrona de névoa que a gota teimosa estava sentada.
Com o susto e sentindo-se só, a gota não teve outro caminho a não ser o da queda. A cada segundo ganhava mais velocidade. Enquanto passava pela densa tempestade, via outras gotas se despedindo dos familiares, felizes por saberem da importância do seu trabalho na terra. Os pais nuvens sabiam que logo estariam todos juntos novamente. O sábio fenômeno da evaporação era querido entre eles. Era ele quem trazia de volta as gotinhas para o céu.
Nenhuma das cenas bonitas fez a gota medrosa se animar, afinal ela estava caindo. Ao ver o chão cada vez mais perto se preparou para o impacto. Doeu.
Já no chão, começou a escorrer pela terra do campo onde havia caído. Percebeu muitas árvores doentes, uma se apoiando na outra. Algumas faziam da própria raiz, uma bengala para se manterem em pé, secas, sedentas por água. Foi aí que ela entendeu a necessidade da queda. Cair lhe deixava na mesma linha de quem sofria. Vendo de cima ela não enxergava lá embaixo.
Agora, dona de si, a gota escorria por todo campo. Aonde passava era bem-vinda. Flores e árvores se abriam para ela. Sementes brotavam em seu rastro. A poeira seca transformara-se em solo molhado, cheio de vida.
Para agradecer a vinda das gotas, ao fim da chuvarada, a terra produzia um perfume de chuva com grama molhada para que as gotas, ao voltar para o céu, mostrassem às nuvens a recompensa pelo bom trabalho.
A gota teimosa matou a sede de tanta mata, que evaporou mais cedo. Chegou ao céu com seu perfume de chuva. Sorriu para a mãe nuvem que grandiosa lhe aguardava. Entendeu porquê o céu era perfumado. A gota não tinha mais medo de cair.
Música e clipe que inspiraram este texto: https://www.youtube.com/watch?v=LVpuUKe9izI
